toolbar powered by Conduit

domingo, 13 de setembro de 2009

IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS É UMA SEITA?












Quem sou eu para negar que há pessoas que realmente se converteram a Jesus num culto na Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), e que depois disso mudaram de vida? Todavia, meu problema não é com os convertidos que ali estão e que precisam sair dali para crescer na fé. Meu problema é contra uma liderança a quem as palavras de Paulo a Timóteo caem muito bem:




"Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores." - 1 Timóteo 6:10.




É inconcebível ver líderes de uma igreja com 8 milhões de membros no Brasil, que cresceu a ponto de estar em 172 países, que afirma representar o nome e o reino de Deus, estar novamente como alvo da crítica de toda a imprensa. Nós esperamos que haja oposição de não-cristãos para com os do povo de Deus, pois Jesus disse:




"Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós." - Mateus 5:11.


Parece-me que Jesus disse "por minha causa", e não "por causa do dinheiro". E a injúria, a perseguição e toda palavra contraria à IURD se baseiam em fatos, denúncias contundentes, não em mentiras.



Quando homens desviam dinheiro dos fiéis para investirem em benefícios próprios, fazendo lavagem de dinheiro, buscando com seu poder financeiro comprar horários de programas já usados por outras igrejas cristãs, e quando observa-se o sectarismo dessa tal IURD, que não se mistura com outras igrejas, que não aceita pregadores de outras denominações, quando nota-se pessoas dividindo a suficiência do nome de Jesus com "pontos de contatos" como rosas, pães, aguinha do Rio Jordão, EU PERGUNTO: O que falta para essa IURD ser considerada por toda comunidade evangélica e cristã como uma SEITA PSEUDO-CRISTÃ?




Há cristãos piedosos que não chamariam a IURD de seita devido à sua cristologia. Mas quando ela existe só no papel, e heresias começam a frutificar entre sua liderança, creio que precisamos por os devidos pingos nos "is" e pensarmos na possibilidade de declaramos a IURD como seita. Daí virão perguntas como: "Pode alguém se converter numa seita?" Primeiro, somos convertidos em Cristo Jesus. Se o Diabo mencionasse a Bíblia e fazendo críticas a Jesus, numa culto a Satã, e alguém ali, vendo o malígno desprezar o nome de Jesus, ele não poderia se converter a Jesus, dizendo: "Senhor Jesus, perdoe-me pelos meus erros. Eu quero te servir. Estou errado. Muda minha vida!" Sei que exagerei um pouco, todavia o Diabo não cansa de entrar e sair da IURD, mesmo sabendo que ele será expulso todas as vezes.


A questão é que a mensagem da Bíblia e do evangelho é tão poderosa que apesar das heresias de uma igreja que ruma ao sectarismo, muitos ouvem o plano de salvação e recebem Jesus. Mas nunca crescem na fé, o que torna imperativo que saiam dali.




É com dor no coração que lamento pelas reportagens contra uma igreja que poderia ser tão útil na divulgação do verdadeiro evangelho, que poderia ter uma liderança exemplar. Que pena que há tamanha avareza por dinheiro. Como um disse do outro, a IURD está perdendo o foco, mas eu digo, sem reivindicar a fama de profeta: Perdeu há muito tempo. Como o dinheiro corrompe as pessoas, os cristãos. Acordei hoje com o desejo de ver picaretas evangelizando os presos, mas tenho medo de que esse convívio se torne um intercâmbio de experiências sobre como afanar. Mas depois que lavei o rosto, tomei meu humilde café, pensei em Deus, e expressei a Ele um desejo mais nobre: Que essa corja se arrependa!




Certa vez, um pastor "paizão" no meio batista (CBB) disse-me: "Prefiro orar pelo arrependimento dos que usam mal o dinheiro do povo, porque se eu fosse me expressar pela carne, eu seria um maledicente". Foram palavras que me tocaram. Sei que nem sempre as pus em prática, porque é difícil ser apologista e se calar ou se pronunciar com ética, apenas dialogando "numa boa". Então, tenho pedido a orientação de Deus sobre como encarar a IURD. A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) já considera a IURD como seita. Outras já a consideraram como Movimento Contraditório, devido à incompatibilidade entre a Cristologia da IURD e o que realmente praticam.




Ainda prefiro crer que há solução, e oro por uma mudança. Expresso aqui o pedido a Deus, em nome de Jesus, que purifique a IURD de todas as suas falcatruas, de sua liderança avarenta, e que Deus faça isso por tantos que mudaram de vida (eu sou testemunha disso) ali. Aos membros da IURD, eu digo: Cresçam na fé e no conhecimento da Bíblia. Exijam uma liderança mais cristã. Aos líderes, apenas uma palavra: Se vocês não se arrependerem do que fazem, do mal testemunho que dão, o verdadeiro Deus não os abençoará, mesmo que vocês creiam que o sinal da bênção dchamo de irmãos, por mais perdidos que estejam em suas debilidades financeiras. Ainda creio na purificação dessa igreja com um potencial maravilhoso. Mas lhes dou minha palavra: Estou tentado em 90, numa escala de 1 a 100, a considerá-los como seita-pseudo cristã. E isso porque prefiro errar por excesso de misericórdia do que por falta dela. Por favor, mudem. Se não puderem, demitam-se da igreja. Sumam do cenário eusufruam suas riquezas. Vocês já conseguiram bastante! Deixem a IURD ser de fato a Igreja Universal do Reino de Deus. e Deus sejam os bilhões que vocês arrecadam. Se não se voltarem para Jesus, vocês prestarão contas a Deus, não financeiras, mas dos seus atos imorais e contraditórios com a fé e o modo de vida cristão. Ainda os

Fonte: Instituto Apologético Cristo Salva.

Nenhum comentário:

Assista os nossos videos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails